01/05/2024 06h29
VIVA O TRIPALIUM ??
Segundo o Wikipédia: A palavra trabalho deriva do latim tripalium ou tripalus, uma ferramenta de três pernas que imobilizava cavalos e bois para serem ferrados. Curiosamente era também o nome de um instrumento de tortura usado contra escravos e presos, que originou o verbo tripaliare cujo primeiro significado era "torturar".
Dado a escravidão que a preço de suor e de sangue construiu e constrói até hoje esse País Continental chamado Brasil, herdamos do trabalho apenas o lado que dói.
Esquecemos que o mesmo trabalho que quando mal acolhido escraviza, é o mesmo trabalho que fura a bolha, quebra as correntes e nos leva a um mundo chamado Empreendedorismo.
O Brasileiro que é Doutor Internacional em Criatividade, nos mostra que graças a força desse povo guerreiro, dribla as forças opressoras e mostra um Brasil guerreiro e bravio que mesmo tendo o Estado dando as costas em políticas públicas que deveria garantir seus direitos, consegue sobreviver, apesar de toda opressão, e contra a vontade de uma burguesia que fede, e que só se sustenta graças a esse Trabalhador que mesmo não valorizado e respeitado: trabalha.
É no sinal de trânsito, desviando de carros, ouvindo cantadas, sendo xingado e visto como perigo que muitos trabalhadores e trabalhadoras descartam um “Bolsa Preguiça” que teve seu objetivo distorcido para uma política assistencialista de Pão e Circo e banca a incompetência de Politiquinhos que por não terem competências de Gestores, escondem suas incompetências de só saber comprar ao invés de entregar sua obrigação de Servidor Público que deveria ser.
É um Brasil que perseguido por um Estado que burocratiza e emperra a criação de células empreendedoras que muitas vezes esbarram numa política desigual e opressora, impedindo o desenvolvimento de um povo sofrido, mas que mesmo na informalidade (que não é saudável) dribla tudo isso, continua no jogo, e corre para fazer o gol, comemorando um Gol de uma falsa Dignidade que acredita ter conseguido.
Tecnologia nunca será garantia de sucesso de uma Empresa, pois se assim fosse, empresas de TI ou de Aviões não iriam à falência;
O dinheiro por si só também não garante o sucesso de uma Empresa, pois se assim fosse, os bancos não iriam à falência.
O que faz uma Organização prosperar – quer seja ela Pública ou Privada – são Pessoas.
É o capital humano o maior patrimônio de uma Organização.
Por mais Inteligência Artificial (I.A.) que tenhamos, a produção dessa I.A. é gerada por pessoas.
E Pessoas só prosperam pela EDUCAÇÃO.
Dessa maneira meus parabéns do Dia do Trabalhador não vão para os Motoboy, negligenciados por uma ausência de políticas públicas.
Nem para os Uber que são iludidos do mesmo modo, nem para os Escravos do Mundo Pós-Industrial que não conseguem observar o chicote que antes batia nas costas dos Negros e hoje escravizam de forma mais agressiva num Home Office (mentiroso e agressivo) que invade nossas casas e aos poucos nos sequestram do convívio do lar.
Muito menos para os operários de classes diversas, humilhados diariamente pela corrupção de Empregadores que para construir seu patrimônio, negam seus direitos trabalhistas e que na primeira tentativa de reivindicar seu direito é contemplado com uma demissão.
Mesmo assim, viva o TRABALHADOR que mesmo ludibriado, mesmo com seus direitos fundamentais de CLT negados, mesmo com suas condições mínimas negadas, carregam nosso País nas costas.
Esquecidos por uma classe de politiquinhos que usufruem de regalias pagas por nós à custa do nosso suor, do nosso sangue e do nosso futuro.
Injustiçado por um Poder Judiciário que, morosamente, nem sempre é justo onde deveria ser. Um Poder Judiciário – verdadeiras vacas sagradas e intocáveis – que tem benefícios de aquisição de livros, num salário incompatível com nossa realidade e nega os direitos de Professores que: o que ganham, mal mantém seu lar em condições mínimas.
Você Trabalhador quer seja: Agricultor, Gari, Professor, Feirante, Artesão, Coveiro, Médico, Policial, enfim ...
Viva o Trabalhador que todos os dias vai à luta, a pesar de todo um Mundo que como diz meu amigo George Cavalcanti: “O Mudo nada mais é do que um triturador de carne”
Embora todo esse mundo negro de leituras, o que nos sustenta é que o mesmo Trabalho que oprime, persegue, humilha é também o caminho para a dignidade e que nos aproxima de uma força maior e divina que ao meu conceito denomino de DEUS.
Lembremos que “Mar manso não faz Bom Marinheiro”, no final de tudo valerá a pena toda a trajetória, todo os desafios superados, pois carrego a certeza de uma proteção divina que é combustível para em breve, encher o peito e bradar:
“Nós vencemos!”
Viva o Trabalhador!
João Alfredo (PE), 01 de maio de 2024.
Publicado por Benízio Elias Fh DUY em 01/05/2024 às 06h29
|